terça-feira, 11 de agosto de 2015

Linguistas no Cientistas do Brasil





José Luis Fiorin, nesta entrevista à TV Cultura, passeia com fluidez entre a história e a importância dos estudos linguísticos para questões relativas ao ensino de Língua Portuguesa, além de tratar tangencialmente de metodologias para o ensino. Responde ainda à pergunta da entrevistadora no que diz respeito ao seu gosto pela leitura, qual seu livro preferido [se é que existe apenas um] e o professor cita Machado de Assis, Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Drummond, José de Alencar, entre tantos autores da literatura brasileira.



 Na segunda parte do programa, outros linguistas convidados, Eduardo Guimarães, da Universidade Estadual de Campinas e Esmeralda Vailati Negrão, da USP, falam sobre a linguística que busca os universais da língua, o trabalho de Chomsky e a teoria Gerativa, os trabalhos comparativos ressurgindo com a gramática gerativa e a procura dos parâmetros gerais da Língua.

Na terceira parte, os linguistas são perguntados sobre a origem das línguas, o que é uma família de línguas e se existe uma língua-mãe de todas línguas do mundo. Para estas peguntas, fala-se no Indo-europeu como a língua-mãe de todas as línguas românicas e neo-latinas como as que são faladas hoje, o português, o espanhol, o francês.

Trata-se ainda de questões políticas e históricas do português do Brasil com o caso da língua geral e a catequização dos índios. 

E no último bloco, é explicada a diferença existente entre o português falado no Brasil e em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário